<body>

quinta-feira, agosto 05, 2004

Conselhos

Nesses últimos dias, a D. Sleepa passou por um período ruim, assim como o que passei há mais ou menos 2 meses atrás. Nesses momentos, parece que tudo na vida perde o sentido e nada mais traz alegria. Até nossas crenças ficam abaladas. Começamos a questionar o valor daquilo que fazemos e acabamos achando que a vida que levamos não tem valor algum. Foi extremamente complicado quando tive que passar por essa “noite negra”, mas tive bons amigos que me apoiaram bastante.

Confesso que ainda não sei como saí dessa situação, mas tudo já voltou ao normal. No período de “recuperação”, houveram alguns insights, como aquele que relatei no post Simplicidade, sonhos e outras coisas que me ajudaram bastante a encarar tudo de forma mais animadora, mas ao conversar com minha amada e vendo-a na mesma situação, admito que fiquei sem reação. Não sabia o que dizer pra ajudá-la a sair daquilo. Como nos vemos apenas algumas horas nos finais de semana (por conta do trabalho e da faculdade), ficava mais difícil pois estar ao lado é bem melhor do que tentar ajudar só por telefone.

Foi aí que ontem, no meio da minha aula, ela estava no seu intervalo no trabalho e me ligou. Fui pra fora da sala e conversamos um pouco. Ao vê-la naquela situação – quase numa crise de choro, o que seria complicado pois ela trabalha diretamente com o público – me veio instintivamente uma idéia que, na hora, me pareceu ridícula, mas como precisava dizer alguma coisa pra tentar reanimá-la, falei:

“Faça o seguinte: esqueça tudo o que está te afligindo e termine o seu dia com bom humor. De certa forma tente se esforçar para manter seu sorriso e deixar de lado qualquer pensamento de desânimo. Mesmo sendo um “paliativo”, pelo menos não vai prejudicar o seu trabalho.”

E não é que deu certo? Ela saiu rápido desse período ruim e já está muito bem, obrigado. Fiquei pasmo ao ver o quão rápido aconteceu tudo isso, quando comigo demorou quase um mês e quase cheguei a procurar um psiquiatra, pois suspeitava que estivesse com depressão.

Preciso começar a ouvir meus próprios conselhos, hehehehehehe