<body>

terça-feira, julho 06, 2004

Música e atitude

" No princípio era Brahma, como quem
estava o Verbo. E o Verbo era Brahma".
Vedas (escrituras sagradas hindus)

" No princípio era o Verbo, e o Verbo
estava com Deus. E o Verbo em Deus".
Evangelho Segundo São João


" Se alguém desejar saber se um reino é bem ou mal governado, se a sua moral é boa ou má, examine a qualidade da sua música, que lhe fornecerá a resposta ". Confúcio.

As mencionadas palavras de Confúcio correspondem aos preceitos da Sabedoria Antiga relativos aos sons que afirmava que todas as civilizações aperfeiçoam-se e moldam-se de acordo com o tipo de músicas que nelas são executadas. Diz que se a música de uma civilização é melancólica, romântica, o próprio povo é romântico; se é vigorosa e marcial, então os vizinhos dessa nação devem se acautelar.

A Sabedoria Antiga assegura que uma civilização permanece estável e inalterada enquanto a sua música também permanecer inalterada. Mudar o estilo da música ouvida pelo povo acarreta inevitavelmente uma mudança do próprio estilo de vida desse povo. Esse conceito fazia com que os sábios afirmassem que se a música de uma civilização estivesse nas mãos dos maus ou dos ignorantes, só poderia levá-la à inevitável ruína. Por outro lado, nas mãos dos iluminados a música era um instrumento de beleza e de poder, capaz de conduzir toda uma nação à uma idade áurea de paz e prosperidade. Este era um dos pontos de intransigência demonstrada por Confúcio.


Trecho retirado da matéria ”Os Doze Tons Cósmicos”, do site do Dr. José Laércio do Egito

--------------------------

Agora, alguns comentários:

Isso deve ser motivo de reflexão para nós, brasileiros. Qual é a “música dominante” do nosso povo? Isso pode ser visto regionalmente. Aqui em Recife o que predomina é o brega e o forró. Muitos com letras esdrúxulas, melodias fracas (quando existentes) e outros elementos perfeitamente dispensáveis. Mas a massa gosta e isso com certeza se reflete no estado mental predominante. É triste ver que o que hoje é aceito como “boa música” são coisas que não proporcionam nenhuma contribuição ao desenvolvimento moral, espiritual e mental...