<body>

segunda-feira, julho 12, 2004

É mais fácil negar a responsabilidade...

Últimamente tenho, cada vez mais, escutado as pessoas negligênciarem as próprias responsabilidades culpando um pretenso governo que nada faz por elas... Colocam a 'culpa' da desgraça em poucos coitados que tentam fazer algo (independente se para o bem ou mal) com as mãos atadas por burocracia extensa e falta de recursos...
Eu me sinto inpotente com muitas coisas que acontecem a minha volta mas não me lembro de em alguma ocasião ter desistido de algo por achar que o maldito prefeito não faz nada para ajudar...
Mas basta olhar em algum veículo de notícias e se percebe inúmeras pessoas culpando o governo que não faz isso ou faz aquilo... Inúmeras pessoas colocando a culpa de não conseguir emprego nas costas dos entes governamentais...
Como se eles (entes governamentais) realmente pudessem forçar as empresas a criar empregos...
Mas esse não é o real motivo dessas linhas...
Ontem a noite, estava fazendo algumas contas sobre meus gastos, fazendo planejamentos e coisas do gênero quando meu icq bipou...
Era uma mulher que não estava na minha lista mas que veio tentando puxar papo... Não tinha nada contra e conversei com ela... E então ela veio com uma história que não entendi direito e que sinceramente não prestei atenção afinal tinha coisas mais importantes a fazer do que jogar papo fora...
Mas teve uma linha em especial que simplesmente me tirou de órbita, me fez desprezar a pessoa sem nem mesmo conhece-la a fundo e que a jogou direto para a lista de ignorados...
Ela simplesmente culpou o governo do FHC pelo fato de não ter sido aprovada em um concurso público, pois ele teria (supostamente pois eu não me lembro dessa notícia) indicado uma lei para que pessoas com nível de graduação menor que segundo grau (Ensino fundamental eu suponho), não pudessem concorrer as vagas.
Eu perguntei a idade dela e ela disse que tinha 25 anos...

Bem, mandei a citação abaixo para ela e adicionei-a a lista de ignorados...

Só que gostaria de saber da opinião dos visitantes quanto ao assunto...
Até aonde os meros mortais que elegemos são responsáveis por nossas responsabilidades?


"Dentro de nós está o poder do consentimento para a saúde e a doença, a riqueza e a pobreza, a liberdade e a escravidão; somos nós que controlamos isso e não os outros"
(Richard Bach)