<body>

terça-feira, julho 13, 2004

de que vale a paz sem liberdade?

dia desses eu tava assintindo tv, quando passa um daqueles comercias de mais um programa evangélico. daqueles que prometem tudo pra pessoa desde que ela aceite jesus no coração.
aí, vc para. olha. vê o povo cantando, feliz, alegre e contente. despreocupado com os problemas que o cercam. crentes de que a vida futura deles vai ser melhor, o quanto pior e mais dedicada a jesus for a vida atual.
eu paro e penso nisso tudo.
que diabos acontece nesse mundo maldito?
pq as pessoas tem uma fé tão complicada, onde o criador tem um aspecto completamente confuso, que eu nunca consegui, sequer, alguem que explicasse direito?? quanto mais entender, essa parada toda de pai, filho, espirito santo...
pq essa fé, priva as pessoas da sua busca pela felicidade, prometendo frutos e consolações futuras, ao invés de mostrar verdadeiros bons valores, que realmente levem a felicidade? de mostrar pra pessoa o que realmente é importante na vida? não me venham falar que fazem isso, pq não fazem! se o cara é um fudido na vida, e der 10% ele vai ser feliz quando morrer, pq foi pobre. se o cara for um fudido na vida, ele está pagando coisas de outras encarnações. e ele tem que se contentar em ser assim! pq escondem o fato da pessoa ter que mudar conceitos pra ser feliz, e ficam com essa ladainha???
pq essa fé põe o sexo como algo sujo e pecaminoso?
pq o cristianismo acorrenta as pessoas ao invés de mostrar verdades maiores a elas?
esses lances de pecados, vibrações, obsessores, causam um efeito tão ruim nas pessoas que as torna paranóicas e não as deixam sequer raciocinar no que estão fazendo. impede que sigam seus instintos, bons ou maus, sob pena de serem punidos. e pior, não explicam satisfatóriamente como isso acontece. se a pessoa quer entender as vigentes no universo como as leis de causa e efeito, que se foda aprendendo!! isso, se não for considerada uma pecadora ou uma anti-doutrinária.
e pq, acima de tudo os cristãos são tão pregadores? forçam tanto as pessoas a seguirem as idéias vigentes, ao invés de fazer com que elas formulem suas próprias idéias??
isso só leva as pessoas ao ceticismo, a ficarem questionando as coisas que não concordam e a quererem ser provadas da própria fé. não dá liberdade e sim, empurra pra baixo as prende em formulas fisicas e documentos hitóricos para poderem ter certeza do que sentem. não é um questionamento saudável de querer entender, mas sim de querer provar que está certo ou errado. não é algo que as faz irem de encontro a si mesmas. a sua natureza, a sua verdadeira fé!
vc crê naquilo que sente. a realidade é suficientemente maleável pra isso. a SUA realidade permite isso. quem tem o direito de te cobrar, aqui em midgard?? vc é leal ao seu deus ou ao seus deuses sendo leal a si mesmo!
hj eu tenho muita certeza de que aquilo que o mundo considera certo é errado, e aquilo que se considera errado, provavelmente é certo.
pq, como diz um amigo meu, o satanás, nunca mandou ninguém bater na minha porta.