<body>

quarta-feira, julho 28, 2004

Baghavad Gita

Hoje eu tava vindo pro trabalho quando meu irmão mais velho, que me pediu o Baghavad Gita (escritura sagrada hindu, que faz parte do épico chamado Mahabharata) emprestado, veio me questionar sobre uma passagem do texto onde Arjuna - que se encontrava no meio de uma batalha entre seus parentes pelo reinado na Índia – não queria se envolver na guerra, pois se matasse qualquer um que estivesse envolvido, estaria matando alguém da sua própria família.

Krishna, o Deus encarnado daquela época (assim como Rama, Buda, Cristo, Sathya Sai, etc) disse a Arjuna que ele deveria fazer o que tinha de ser feito, não importando-se com o resultado. Talvez essa fosse uma forma de ensiná-lo a desapegar-se do mundo e apenas “lutar pela Verdade”, ou a cumprir sua missão que havia sido traçada, mas confesso que fiquei com a pulga atrás da orelha sobre essa história.

Creio que tenha sido uma alegoria, mas ainda não alcancei o seu significado. Minha opinião seria a de que essa passagem mostra que a ação é mais válida do que a inércia. Agir e errar é mais importante do que não agir, pois com o erro vem o aprendizado.

Essa é uma opinião pessoal. Quem puder ajudar a esclarecer esse ponto, por favor, não se acanhe em comentar...