<body>

quinta-feira, agosto 19, 2004

Divagações

Imagem retirada de http://www.artinvest2000.comBem, antes de começar a ler saiba que apenas estou propondo uma discussão, não jogue pedras antes de discutir.

Filosofia e Religião sempre andaram juntas em algumas ocasiões indiretamente. No entanto eu não me lembro de em nenhum momento ter presenciado ou lido um momento filosófico que não tivesse pelo menos uma vaga lembrança de assuntos religiosos.
Sinceramente eu não percebo o porque de tamanha associação dada a vastidão de assuntos que a mente humana é capaz de discorrer. Porque associamos sempre as coisa com algum tipo de divindade ou ensino religioso?
Pessoalmente tenho uma teoria, mas que ainda não trabalhei por falta de tempo mas talvez uma discussão seja interessante para ajustar meus pensamentos com o consciente social (foi o Sleeper que falou disso?).

O ser humano em geral precisa acreditar em um criador. Ele precisa saber que há alguém zelando por ele e observando o que ele faz.
‘Ok, beleza’, mas isso não vem da mente do indivíduo, mas na brilhante idéia de alguém, que no começo do que chamamos de civilização percebeu que se não houvesse uma entidade superior o homem não iria se submeter a vontade de superiores pois se acreditassem que foram criados a partir da mesma ‘semente’, não aceitariam palavras de ordem a não ser que isso viesse acompanhado de injurias físicas.
Então, se criou a idéia de divindade.

Vejam bem, não estou dizendo que não existe Deus ou Deuses, apenas estou tentando explanar um pouco sobre minha teoria, isso tudo pode muito bem ser uma conspiração dos deuses para conseguir assumir uma posição adequada no nossa sociedade.

Com os homens acreditando em, um ser superior se criou o conceito de hierarquia e no subconsciente do homem Deus ou os Deuses estão no topo e eles vêem depois, eleitos de acordo com a vontade dos Deuses.
Com isso, por mais que os filósofos conhecidos tivessem uma inteligência acima da média eles eram influenciados por conceitos religiosos. Mesmo porque, se há uma ‘cultura’ que alcança todos os níveis intelectuais de nossa sociedade essa ‘cultura’ é a religião.

Agora, de onde veio essas idéias malucas na minha mente? Bem, eu já pensava nessas coisas sem nexo (como puderam perceber) a algum tempo, mas olhando os posts abaixo veio novamente essas idéias a minha mente.

Sempre filosofamos pensando em religião ou correlatas...