<body>

terça-feira, agosto 24, 2004

De onde vem a moral?

Estava eu aqui pensando: como é que nós podemos julgar o que é certo ou errado? Como podemos afirmar, por exemplo, que matar alguém é errado?

Tudo bem que existem textos sagrados aludindo a situações como essa, como nos 10 Mandamentos, mas estou tentando ver isso sob um ponto de vista totalmente afastado da religião. Em alguns lugares, com culturas diferentes, certas coisas são até normais, mas esse sentimento de “moral e bons costumes” parece estar impregnado em todos, independente da cultura.

Creio que essa noção do que é certo ou errado vem de nossas encarnações passadas. Sim, pois a alma, carregando todas as informações de encarnações anteriores, deve ter registrado algo relacionado a isso.

Suposição: Digamos que eu mate uma pessoa. Conseqüentemente, como toda ação gera uma reação (karma), eu teria que receber as conseqüências dessa atitude, sejam elas boas ou não. Supondo que sejam ruins (como punição), isso ficaria registrado no meu “histórico” e daí em diante (se eu tivesse aprendido a lição depois dessa punição) eu, “naturalmente” ou inconscientemente, teria a memória de que praticar um homicídio é errado, pelo fato de já ter “apanhado” por isso. Ou seja, tudo se resume a uma correspondência simples com a educação de uma criança.

Sendo assim, somos todos crianças!

Vou voltar a fazer questão de receber presentes no dia 12 de outubro, hehehehehehe