<body>

quarta-feira, junho 23, 2004

Atma



Pelo pouco que estudei sobre o hinduísmo, creio que eu não consiga dar uma explicação à altura da grandiosidade do significado do Atma, mas tentarei dar uma breve explanação sobre o tema.

Atma é uma palavra que significa a centelha divina que habita em nós. Admitindo que Deus é o TODO e que nesse TODO, obviamente, nós (como também os outros animais, vegetais e minerais) estamos incluídos, percebe-se logicamente que Deus e sua Criação são uma só coisa.

”Como é? Você está dizendo então que eu sou Deus?”

Sim e não. Sim porque, como tudo faz parte de Deus, nós também fazemos. Não porque não somos Deus em Sua plenitude.

Podemos fazer uma associação com o Om, que, segundo essa mesma tradição, é o som primordial que fez o Universo, ou seja, também permeia toda a Criação. Agora podemos também entender aquela saudação hindu (que o Miguel Falabela fazia ao terminar o Vídeo Show, hehehehe) que consiste em unirmos nossas mãos (como numa oração) em frente ao peito e dizermos: “Namaste!” (Lê-se: Namastê) Ela significa “O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em ti”.

O Atma é a parte mais sutil de nossa alma, que está diretamente ligada ao TODO e que se reveste de várias “vestimentas”, como o corpo causal, espírito, perispírito e corpo físico (não necessariamente nessa ordem e nessa quantidade), para desempenhar seu papel na evolução...