<body>

domingo, junho 06, 2004

O Mundo das Idéias



eu queria conversar sobre o mundo das idéias... se tiver um tempinho pra expor sua opinião sobre, seria legal.
beijos.
tarci


Tarci, o pouco que li sobre o Mundo das Idéias pode não ser o bastante para dar uma explicação correta do termo. Mas é tipo assim: o Mundo das Idéias seria um plano onde as coisas "pré-existem", um início da formação das coisas como se manifestam.
Digamos que você tem uma idéia de criar algo. Daí essa idéia começa a ser desenvolvida até que se torne algo concreto no plano físico, como um simples aviãozinho de papel, por exemplo. Essa imagem que você criou mentalmente pode ser considerada como o princípio da coisa em si, pois TUDO é mental. Esse objeto já preexistia no "Mundo das Idéias", mas não especificamente na sua mente, mas na Mente do TODO, de onde tudo provém.
Na Cabala, é definido como o primeiro triângulo, formado pelas Sefiras: Kether, Chokmah e Binah. Pode-se fazer uma correspondência com as Trindades das religiões, como o "Pai, Filho e Espírito Santo" dos cristãos, ou "Brahma, Vishnu e Shiva" dos hindus. Mas essas sefiras não são como "entidades". São como pontos de energia no processo de evolução partindo do Divino até a matéria, como o aviãozinho que saiu da sua mente até se manifestar como criação.
Mais algo sobre o Mundo das Idéias, acho que os cientistas já chegaram bem perto do conceito que acredito se tratar esse plano: é o conceito da anti-matéria. Para que uma coisa exista, precisaria de uma "anti-coisa", para que houvesse um equilíbrio e possibilitar a manifestação.

Bem, essa foi a minha opinião, posso estar errado, mas fica aí registrado.

Abraços.

E para os nossos ainda pouco leitores, fica aqui um pedido: manifestem-se! Comentem e nos ajudem a debater sobre os mais variados temas.