<body>

quarta-feira, outubro 13, 2004

para o alto e avante

bem, eu não queria falar nada sobre a morte do christopher reeves. nem ia.
mas vi um post bem inteligente no ranzinza (dã! plenonasmo!) sobre isso. num dado momento, (acho que eu deveria ter feito fisica) ele menciona que a comoção gerada pela morte de reeves foi causada pelo fato que muitas das pessoas que falaram sobre isso, eram crianças quando viram o super-homem no cimena. e estamos numa onda de nostalgia precoce por parte de quem foi criaturinha nos anos 80, como eu fui.
bem, não tenho a menor saudade dos anos 80. nem dos anos 90. tenho saudade de asgard e ljusaflheim. serve?
mas esse não é o ponto. ao menos pra mim, não!
aqui em midgard, eu cresci lendo hqs. e nunca fui muito fã dos heróis bonzinhos, com exceção de 3, sempre perferi os anti-heróis ou os mais afinizados com a minha personalidade. as 3 exceções, eram thor. (dã!! pq será??) que, por sinal, não tem nada do que as hqs falam, o aranha e o super-homem. não ligo pra quem fala que o super era exagerado, babaca ou seja lá o que for.
na verdade, eu vejo nele o maior mito de representação da nobreza humana.
veja bem: christopher reeves era um ator meia boca e deixou o super com jeito de bobo. o que ele, o super, definitivamente, não tem.
mas ele conseguiu popularizar um mito moderno dos mais importantes.
uma porrada de gente se preocupa com a massacrante exposição a violência a qual os filhos estão imersos, já que as crianças tendem a refletir isso na sua pesonalidade e comportamento. jogos, filmes, livros e revistas.
mas olhe por outro viés: uma criança lê o super homem. aí, o que ela vê? o sujeito mais poderoso do mundo, que poderia escravizar a terra (ele nem é terráqueo), ter toda a riqueza e prazeres do mundo. poderia! mas, ele não faz isso. criado pelos pais terrestres, (matha e jonathan), que iniciaram a sua construção como humano. e ele age como o melhor humano! ele é tão bom nisso, que parece extrapolar o conceito. é claro, ele é o super homem!!!
ele veste uma roupa colorida, prende os caras maus, e não usa os seus poderes pra consquistar a mulher que quer. ele usa seus poderes dignamente... continua abaixo