<body>

quarta-feira, setembro 22, 2004

Iniciação



Os termos e idéias aqui usados são de minha autoria, ou seja, estão sujeitos a erros e ao meu limitado conhecimento.

Eis um assunto que me fascina. Em diversas filosofias, sejam religiosas ou não, a iniciação é quase como um “grande objetivo” a ser alcançado. Algumas promovem rituais iniciáticos, que sendo uma espécie de “representação teatral” (com encenações representando alegoricamente princípios e ensinamentos ocultos), visam causar um determinado impacto no subconsciente do Iniciado.

Além disso, existem as “iniciações naturais”, em que os Iniciados simplesmente percebem um determinado momento ou situação especialmente marcante em sua vida. Pode ser uma visão, um sonho especial, etc.

Antigamente, nas chamadas Escolas de Mistérios, os Neófitos eram levados a passar por grandes iniciações, envolvendo certos perigos que testavam sua coragem e devoção. O curioso é que hoje em dia, as iniciações normalmente não são tão “pesadas”, pois a própria vida – com suas dificuldades e provações – já é uma grande iniciação a que estamos sujeitos. Inclusive a morte é tida como a mais importante iniciação que passamos.

Esse é o grande sonho de qualquer buscador: a Iniciação Maior nos mistérios do universo...